Azoreus
English French German Spain Italian Dutch

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Lúcia-lima ou erva-luísa (Aloysia triphylla)

Esta é uma das minhas plantas favoritas e de muita gente que eu já tenha tido contacto é uma planta perene resistente, atingindo até dois metros de altura e envergadura, para quem não sabe o que é uma planta perene eu passo a explicar: é a designação botânica dada às espécies vegetais cujo caule aéreo perdura, no todo ou em parte, por vários anos.
Floração: No Final do Verão até ao Outono, espigas de pequeninas flores tubulares lilases crescendo no ponto em que as folhas nascem nos caules. As folhas estreitas e pontiagudas crescem em conjuntos de quatro e os caules tornam-se lenhosos com o tempo.
Onde plantar: A Lúcia-lima prefere sol directo. Durante o Inverno é aconselhável coloca-la numa estufa.
Culinária: Junte as folhas com aroma de limão a molhos, marinadas e molhos para saladas. Use as folhas frescas para dar aroma de limão a saladas de frutas, sobremesas e bebidas, e principalmente a Lúcia lima faz um chá excepcional com um sabor doce e aroma complexo a limão.





Medicinal: Em infusão auxilia a digestão, além de ter propriedades calmantes e sedativas. Usada em aromaterapia para combater problemas digestivos, nervosos e acne, devido ao seu aroma intenso a limao ajuda na cura de afecções do coração, asma, bronquite, congestão nasal, como também no sistema digestivo, como como calmante do estômago, diarreia, flatulência e infecções intestinais. Tem propriedades curativas no sentido de doenças nervosas, enxaqueca, hipocondria, melancolia e também náusea, nevralgia, taquicardia, vómito, vertigem e zumbido no ouvido.(Foto em cima: Aloysia triphylla)
Nomes Populares:
Cidrão (Brasil)
Cidró (Brasil),
Erva-luísa (Portugal)
lúcia-lima (Brasil/Portugal)
Lemon verbena (Inglaterra),
Hierba luisa (Espanha),
Verveine citronnelle (Francês),
vervena e erba cedrina (Italiano).
(alguns nomes são alterados com a tradução).

4 comentários:

  1. Ola, conheci a Lucia Lima em uma viajem e estou tentando achar uma muda ou sementes para que eu possa ter em minha horta, vc sabe onde posso conseguir?
    Desde ja agradeço

    Carolina

    ResponderEliminar
  2. Tente encontrar num centro de jardinagem,ou nas floristas.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, estou procurando há tempos o nome desta linda árvore, pois tenho uma plantada no quintal da casa onde moro. Infelizmente em nome das calçadas os vizinhos querem arrancá-la. Fiquei desesperada tentando fazer mudas antes que a cortem. Já tentei deixar galhos lascados na água para ver se criam raízes, tentei enterrá-los mas nenhum vingou. Peço por favor que me oriente sobre como fazer mudas, qual a época do ano mais apropriada, se tem uma lua certa para poder fazê-lo etc.
    Vou tentar cuidar dela enquanto puder.Como devem ser as podas?
    Moro em Curitiba
    Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Sou de Curitiba, vc ainda tem a planta, conseguiu fazer as mudas, meu Facebook é Vanessa Pasquini

    ResponderEliminar